segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Fotografando o grupo DEZimprovisa | EBPZ

Olá a todos! Muito boa noite e muito bom dia.

Obrigado a todos que sempre estão presente no blog e agradecendo ao Carlos Oliveira de Santa Catarina, Valeu pela visita e pelo comentário, espero estar agradando a todos sempre, seja bem vindo amigo e ao Eric Cravo (amigo e Fotógrafo) não preciso nem falar nada né mlkão! + uma vez sempre apoiando e obrigado a todos mais uma vez, vamos ao que tem de “Baummmmm”.

Hoje vou comentar sobre o trabalho que fiz para a EBPZ (empreendimentos Artísticos) para quem não sabe essa é a empresa que toma conta do pessoal dos DEZ NECESSÁRIOS, quem não viu ou não conhece, vale muito a pena assistir, primeiramente agradeço a Thali Santos, Xande Paiva e Carmin Mandelsberg, produtores da EBPZ e do DEZ IMPROVISA.

Recebi uma ligação da minha amiga Thali, perguntando se tinha a data do dia 24 de Novembro, disponível para fazer umas fotos do grupo, sendo mais especifico ela precisava de retratos de cada um para poder fazer divulgação em veículos de comunicação; até ai tudo bem poderia muito bem chegar lá e fazer umas fotos e ir embora, simples assim... mas a Thali me conhece e sabe que eu iria dificultar um pouco o trabalho dela, levei o equipamento todo (tcharammmmm) lá vai o Polengo com um monte de “tralha” no teatro (rs).

Perguntei a ela se era para fazer as fotos do espetáculo, afinal já estava ali mesmo, não custava nada e meu trabalho que seria somente os retratos já teria sido feito, ela concordou e disse que não precisava ficar nas duas sessões e a Carmim pediu encarecidamente que eu não interferisse no espetáculo de maneira alguma, o que isso quer dizer.

Que fotógrafo de Show e Espetáculo tem que praticamente invisível, já cansei de ver fotógrafos trabalhando com roupas coloridas, boné, passando de um lado para o outro, enfim a galera que está começando tem que entender que o fotógrafo não pode atrapalhar quem esta assistindo, muito menos atrapalhar quem está no palco é uma “missão” meio complicada, muitas vezes fotografar somente de um lugar, pode fazer com que faça péssimas fotos, estragando seu trabalho.

Combinei com a Thali, que chegaria por volta de umas 15h30min para fazer o reconhecimento do local, afinal nunca tinha entrado no Teatro Coliseu em Santos (é isso mesmo moro em Santos e nunca fui lá ¬¬).

É muito importante que você conheça antes o local onde você vai trabalhar, conheça o pessoal da produção, procure conversar com o iluminador (esse é um dos mais importantes pq. de duas uma, ou ele te ajuda ou ele te afunda), atores etc.

Eu na verdade só conhecia duas pessoas a Thali e o Xande, nunca tinha ouvido falar do pessoal do Dez necessários, mais um outro detalhe, as duas sessões estavam lotadas (sold out).
A Thali como produtora me disse que tudo o que eu precisasse era pra pedir a ela, pois bem, já sai pedindo um lugar para fotografar e poder armar o circo (rs) rodamos o Coliseu e estávamos à procura de um local para fazer a foto, sendo que o pessoal chegaria por volta das 16h30min, dava tempo suficiente para montar o equipamento, fazer os testes necessários e já deixar livre todo mundo já que a sessão começaria às 19h.

Hall do Coliseu - Foto: Bruno Polengo
Quem for ao coliseu, logo na entrada o hall onde estavam sendo vendidos os ingressos, tem uma arquitetura bem bonita, toda reformada etc. 

Achei onde queria fazer a foto e comecei a fazer os testes de luz com a Thali como vocês podem ver ela é super educada na foto, 
Thali Santos - Produtora - foto : Bruno Polengo (testes de luz)
Mas o que fazer? Levei dois flashes de 400wts, mas queria que a luz ambiente (luz do hall) ficasse em evidencia na foto, quem nunca viu uma foto com flash e o fundo fica todo preto, matando a iluminação ambiente e você perde o fundo (que era o que eu queria na composição da foto). 
Montei apenas uma tocha de 400wts (usando meia carga somente) com o acessório Softbox Hazy, medi a luz ambiente e fui deixando o Flash cada vez mais distante do assunto (pessoa), para que não estragasse a luz ambiente na foto. 

Mostrei para Thali e para Carmin tudo APROVADO! Agora era só esperar os atores e pau na maquina. 

Surge um pequeno problema... a van que trazia o pessoal acabou atrasando, não teria mais que 5 minutos para fazer a foto de cada um, pois o pessoal teria que se preparar rapidamente já que estavam com um pequeno atraso. 
O outro problema era a quantidade de gente dentro do hall, pessoas comprando ingresso e fãs, imagina se o pessoal simplesmente começa a ir para cima dos atores, meu trabalho teria ido para os ares, perderia toda naturalidade da foto, outra coisa. 

Pedi para que eles ficassem normais, do jeito que são, quer fazer careta, sorrir, faça, procure não interferir na natureza das coisas, como pedir algo que force a pessoa fazer, acredite, não vai ficar legal.

Fiz as fotos que queria fazer os retratos mais naturais e depois pedi para que brincassem diante da câmera, pois estava usando uma lente 15 mm fisheye (quem nunca olhou no olho mágico e nunca viu a vizinha chata, com o nariz gigante?), pois é o efeito é igual! (rs)

O resultado foram retratos bem engraçados e bem naturais (objetivo atingido). 

Depois fui fazer as fotos da peça, vou ser bem sincero é muitoooo difícil fotografar os caras, eles são engraçados d+, por mais que você esteja esperando o momento certo para fotografar, caso você não esteja trabalhando com um protetor auricular pode ter certeza que você vai cair na gargalhada. 

Resumindo a historia, para quem ia fazer somente retrato, fiz retrato e ainda fotografei as duas sessões, um dos melhores trabalhos que já fiz.

Agradeço de coração a Thali (confiança e indicação), Xande (confiança e indicação) e Carmin, pela confiança neles rs. 

Agradeço também o pessoal do elenco, Paulinho Serra, Rodrigo Capella, Talita Werneck e Felipe Ruggeri. 

Pessoal super gente fina.

Espero que gostem das fotos, um abraço a todos e obrigado mais uma vez, não esqueça de visitar meu site brunopolengo.com. br e seguir no twitter.com/polengobruno



Até o Próximo e uma boa semana a todos!


Fotos do trabalho
Setup usado
Felipe Ruggeri | foto: bruno polengo

Rodrigo Capella | foto: bruno polengo
|
Rodrigo Capella | foto: bruno polengo

Felipe Ruggeri | foto: bruno polengo

Paulinho Serra | foto: bruno polengo

Paulinho Serra | foto: bruno polengo

Talita Werneck | foto: bruno polengo

Talita Werneck | foto: bruno poleng

Paulinho Serra | foto: bruno polengo

DEZimprovisa | foto: bruno polengo

DEZimprovisa | foto: bruno polengo

DEZimprovisa | foto: bruno polengo

DEZimprovisa | foto: bruno polengo

DEZimprovisa | foto: bruno polengo

DEZimprovisa | foto: bruno polengo

DEZimprovisa | foto: bruno polengo

DEZimprovisa | foto: bruno polengo

DEZimprovisa | foto: bruno polengo

DEZimprovisa | foto: bruno polengo

DEZimprovisa | foto: bruno polengo
DEZimprovisa | foto: bruno polengo

aviso importante a todos os sites que estão pegando as fotos do blog e usando em suas matérias.


Proteção

"A fotografia é considerada como obra intelectual, e como tal está protegida pelo art. 7º, inc. VII da Lei nº 9.610/98:

Art.7º: São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível..."

"O artigo 79, em seu parágrafo 1º, da Lei de Direito Autoral, estabelece que a fotografia, quando utilizada por terceiros, indicará de forma legível o nome do seu autor.










2 comentários:

  1. Grande Polengo! Essas fotos ficaram excelentes! Belos momentos da apresentação também! Parabéns mlk!

    ResponderExcluir
  2. Vou falar o que eu né mano???
    Trampo fudido, muito boas as fotos, e valeu vc mano, tu é guerreiro e nois vai longe se continuarmos nossa guerra, que não envolve pessoas e sim a busca por um trabalho cada vez melhor...que o que nós mesmos fizemos ontem.
    Tamo junto velho, grande abraço e to acompanhando viu...virei fã rs...

    ResponderExcluir